Sanity CMS, uma alternativa aos altos custos de hospedagem

Marcelle Vargas
2 min readSep 18, 2023

Existem diversos frameworks e CMS’s disponíveis para utilizar e alguns de forma gratuita, desde que você pague um serviço de hospedagem. E é justamente nesse ponto em que o Sanity se diferencia dos demais.

Photo by Anete Lūsiņa on Unsplash

O que é o Sanity ?

O Sanity é um CMS(Content Management System), feito em JavaScript que permite que você organize o conteúdo de um site usando a estrutura de schemas, algo similar ao que é feito no GraphQL e no Strapi (outro CMS javascript). O Sanity também tem suporte para typescript.

Quais as vantagens de utilizar de utilizar o Sanity ?

1- Modelagem de conteúdo de acordo com o site

Assim como outros CMS feitos em JavaScript, a possibilidade de modelar o conteúdo de acordo com o site não é algo inovador, mas eu considero um ponto importante na escolha de um CMS.

2- Ter mais de um nível de usuário nos planos gratuitos

Ter a possibilidade de criar um usuário com permissão de administrador e um de editor, ainda no plano gratuito, me permite como desenvolvedora testar como determinadas funções serão exibidas para o usuário final. No plano gratuito, você tem a opção de criar 3 usuários com a role de editor e a quantidade de usuários da role de administrador são ilimitados. Outro detalhe importante é que inclusive os usuários com a role de editor, tem a opção de fazer login via SSO (sem custo adicional).

3- “Generous usage quota”

Nos últimos meses eu tenho procurado diversas alternativas de CMSs gratuitos para testar funcionalidades de desenvolvimento com frameworks como o Next.js. E de vários CMSs que eu testei esse realmente é o que tem a maior cota de uso no plano gratuito. Permitindo o armazenamento de imagens utilizando inclusive a CDN.

Essas são as minhas impressões iniciais e se você dev, está procurando uma ferramenta para desenvolver sem precisar investir alto em ferramentas apenas para estudo. Esse CMS pode ser uma boa opção até o momento.

--

--

Marcelle Vargas

Hey :), I'm a web developer at ArcTouch. Undergraduate in Mathematics at UFRJ. Passionate about algorithms and information science.